-
Arquitetos: Estudio Bher Arquitectos
- Área: 540 m²
-
Fabricantes: Delta Light, Desso, Klein, Reca, Richana
Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda consiste na concepção da nova sede de uma empresa tecnológica: um escritório de planta livre para cinquenta pessoas, com três salas de reuniões, área de leitura, dois pequenos cubículos para uso individual e numerosos espaços para que os trabalhadores interajam. Um ambiente inovador que habilita a criatividade e a comunicação.
Aproveitando as características originais das instalações, o objetivo final do projeto é alcançar um espaço totalmente contínuo, tanto em níveis visuais quanto acessíveis.
O documento foi organizado em torno de três volumes "fechados": dois deles são existentes e o terceiro é novo, menor e tem uma localização estratégica. Este arranjo permite uma diferenciação funcional sem necessidade de qualquer porta. Como resultado, o escritório é totalmente permeável e não há zonas residuais. As salas de reuniões funcionam como espaços "semi-abertos".
Os volumes são pintados em laranja, a cor corporativa, e revestidos com uma pele dupla de chapa de aço galvanizado, que foi organizada de forma a permitir itinerários internos e para filtrar as vistas, além de ser o elemento integrador de vários dispositivos tecnológicos e funcionais como o "videowall" na área de trabalho.
A fachada foi totalmente liberada para maximizar a continuidade e a entrada da iluminação natural. Essa ideia de "plano único" é enfatizada pela disposição de um sistema interior e paralelo de lâminas deslizantes que fornece o controle solar e escurecimento. Estas também melhoram as condições acústicas porque foram fabricadas usando os painéis absorventes de som recuperados do antigo teto suspenso.
O resto dos materiais foi escolhido de acordo com os princípios de neutralidade e funcionalidade: as colunas de concreto se mantiveram aparentes; o teto suspenso foi eliminado para aumentar a percepção da altura interior; o teto foi pintado em preto, bem como todos os dispositivos e cabos de serviços, tornando-os invisíveis acima da iluminação suspensa; o chão é cinza e acarpetado para uma melhor absorção de som; o resto das paredes são brancas, exceto a parede de painéis de 12 metros na cozinha e área de descanso, que foi concebida como uma tela para um graffiti.